terça-feira, 29 de abril de 2008

Formação Inicial de Pinturas Faciais em Lisboa

Foi nos dias 19 e 20 de Abril de 2008 nas instalações do IPJ de Lisboa que a Marisa-Arte levou a cabo mais uma formação de iniciação às pinturas faciais. Foi um verdadeiro sucesso, com alunas muito dedicadas os resultados foram acima das expectativas. Depois da primeira formação em 2007 criou-se a necessidade de limar algumas arestas, e fazer algumas alterações, uma delas foi o número de horas da formação que passou de um dia para dois. Um dia chega para entender as capacidades das tintas, as principais técnicas de pincéis e esponjas, e algumas pinturas. Mas ao final do dia a opinião da formadora e das alunas é comum, um dia é pouco. É necessário fazer mais pinturas para consolidar as técnicas, para dar mais segurança aos formandos e para dar sustento à imaginação. Este ano verificou-se que dois dias é ideal a opinião das alunas foi comum ao colocar nos pontos mais positivos o úmero de horas da formação. Fica a ressalva que sem treino tudo se dilui, é uma iniciação e por isso é importante que depois desta formação se pratique bastante e que se tenha muito gosto afinal trata-se de uma arte e uma arte bem especial, pois é partilhada pelo artista e pelo modelo ao mesmo tempo.
.
Paras os mais distraídos, fica aqui o alerta que estas pinturas que podem ver nas fotos não foram feitas por mim mas sim pelas próprias alunas que acompanhadas de frequente instrução obtiveram resultados fantásticos que podemos comprovar através destas fotos. Como é inevitável o frequente pintar e remover a pintura do rosto foram criadas algumas alternativas, como por exemplo pintar nos braços e nas mãos, é mais fácil a remoção para além de ser mais fácil iniciar algumas técnicas em zonas planas e depois de treinar algumas vezes ai sim passar para o rosto, que é uma zona "montanhosa" cheia relevos e recortes diferentes de pessoa para pessoa.
O rendimento das alunas foi muito bom o que as beneficiou em muito, eram pessoas muito interessadas em aprender, faziam perguntas bastante pertinentes e tentaram cumprir à risca as dicas dadas, no final acabámos o programa planeado muito mais cedo e podemos explorar mais exemplos de pinturas.
Conta muito a disciplina nesta área de formação, ser-se organizado e limpo é muito importante, e se se tentar maximizar o tempo evitando dispersar, melhor ainda.Foram dois dias bem aproveitados deu para aprender muito, as alunas saíram satisfeitas porque viram as suas duvidas esclarecidas e resultados imediatos, sentiram evoluíram simplesmente de um dia para o outro e algumas nem acreditavam que conseguiam fazer coisas tão elaboradas tão rápido.
.
Como formadora fico muito agradecida a todos os formandos que passaram pelas minhas formações e deixaram as suas opinião e sugestões que permitem o evoluir desta área. Fica o convite a todos os interessados para participarem nos próximas formações, por sugestão dos formandos futuramente surgirão Workshopes de pinturas faciais, formações em que se ensina uma pintura especifica, existirão níveis de avançados e de iniciação, fica atento...





















3 comentários:

sandralbuquerque disse...

Olá Marisa!
Gostaria de saber para quando as próximas acções de formaçõ de pinturas faciais.
Gostava muito de aperfeiçoar alguns conhecimentos, pois pinto muitas vezes crianças em festas familiares.
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Marisa! Daqui fala outra Marisa! Costumo pintar, mas gostava de aperfeiçoar a técnica. Gostava de saber quando e onde farás a proxima formação. Eu sou de Ponte de Sor - Alentejo.
Obrigada

Unknown disse...

oi preciso mt de sua ajuda pois quero começar á trabalhar com pinturas mas preciso me aperfeiçoar e gostaria de sua ajuda da forma q puder .obri